Um dos grandes desafios dos profissionais é ser colocado em uma posição de liderança, sem estar preparado, não é mesmo? Afinal, na escola e na nossa formação acadêmica, raramente somos preparados para assumir esse posto.

Muitos pensam que ser líder é ter grande experiência, comandar, ter o controle, mandar fazer... salvo engano. Ser líder é entender as pessoas, inspirar, ser exemplo, conduzir uma equipe ao sucesso. Ser líder é assumir a responsabilidade e principalmente desenvolver as pessoas.

A essência de um verdadeiro líder é servir: servir a sua empresa, sua equipe, sua família e muitas vezes colocar os outros à frente das suas necessidades pessoais. Pensar no time e na empresa antes de pensar em si.

A realidade é que, cada vez mais cedo, profissionais estão atuando em cargos de liderança. Mas como na prática o novo líder deve agir?

  1. Pratique o Autoconhecimento – Se conhecer é o primeiro passo para um grande líder. Tomar consciência das suas forças, fraquezas e seus talentos ajuda a traçar um plano de ação para o desenvolvimento de novas habilidades e competências.
  2. Conheça a sua equipe – Procure conhecer quem são as pessoas que estarão no seu time. Não só o que elas fazem, mas que elas são, o que gostam, as coisas que valorizam. Conhecer o outro como ser humano.
  3. Delegue, confie e acompanhe – Não tem nada pior do que um líder que quer fazer tudo sozinho e não confia em sua equipe. Então distribua tarefas, forneça instruções claras e acompanhe o andamento das tarefas com feedbacks frequentes. Lembre-se que é preciso de uma equipe para se alcançar resultados.
  4. Seja exemplo – Não adianta querer que a equipe faça o que você não faz. Lidere pelo exemplo, tenha coerência do seu discurso com a prática no dia a dia.
  5. Esteja aberto para ouvir e sincero para falar - Seja direto e respeitoso sempre. Fale o que deve ser dito da forma correta. Ouça o que a equipe tem a falar e reflita — porque ele está te dizendo aquilo?
  6. Compartilhe sempre – Comunique de forma clara as metas e objetivos a serem alcançados para todos. Acompanhe junto com o time periodicamente o andamento das ações e responsabilize a todos pelos resultados. Celebre as conquistas e não deixe de compartilhar os aprendizados com toda a equipe.

Com essas 6 atitudes simples e poderosas, você estará se preparando cada vez mais para ser um grande líder no futuro!

Vamos juntos?

*Renata Lemos é Master Coach Senior e Trainer, Fundadora do Instituto Excelência Gestão e Cultura, Black Belt Six Sigma, Membro Internacional Business Coaching Institute, Psicanalista e Consultora Organizacional, Certification Leadership and Coaching pela Ohio University EUA, Master Business e Master Executive Coach, Master Trainer Programação Neurolinguística - INEMP, Professora de MBA e Pós Graduação nas áreas de Gestão, Liderança, PNL Coaching – Fundação Getulio Vargas.
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