Como alavancar seu desenvolvimento profissional e pessoal através dos conselhos de pessoas que você admira

Se você ainda não tem um mentor, não sabe o que está perdendo! Corra atrás de alguém que admire e "simplesmente" comece esse processo que é comum na vida de todos os profissionais de sucesso.

O processo de mentoria consiste em processo de "tutoria", em que uma pessoa que você admira e que está em um patamar de carreira acima do seu pode te instruir, aconselhar e guiar em situações consideradas desafiadoras. É um conselho de um profissional experiente que irá te ajudar a lidar com conflitos e cenários que estão além de sua zona de conforto. A eficácia de uma mentoria pode beneficiar qualquer degrau em que você esteja na carreira. Seja iniciando, seja mudando sua área de atuação e/ou em uma carreira já consolidada — aprender nunca é demais, e seus desafios nunca acabarão.

A mentoria é, sem dúvida nenhuma, um processo de crescimento mútuo, mas o maior interessado é o mentorado. E este deve fazer a sua parte para tirar o máximo proveito do processo. Aproveito para compartilhar algumas dicas:

  1. Dedique tempo e atenção ao processo de mentoria;
  2. Esteja preparado com perguntas específicas para que o tempo seja bem aproveitado;
  3. Assuma a responsabilidade do processo de mentoria, buscando conteúdos adicionais e se dedicando ao estudo das sugestões propostas pelo mentor;
  4. Busque relacionar a teoria com a prática — perguntando ao mentor cases de carreira que irão ajudá-lo a solucionar seus atuais desafios.
Compartilhe
Deixe seu comentário