A Indústria 4.0 e o futuro do trabalho.

 

A Indústria 4.0 engloba elementos de três conceitos principais da engenharia: sistemas ciberfísicos, internet das coisas e computação em nuvem. De maneira simplificada, trata-se do emprego intensivo de tecnologia para monitorar em tempo real os processos físicos e, virtualmente, fazer com que eles "conversem entre si e com os colaboradores", facilitando interferências mais assertivas nos processos, seja por pessoas ou pelos próprios sistemas de automação dos equipamentos.

Mas qual é o impacto disso no futuro do trabalho?

Pesquisa da McKinsey Global Institute* indica que, no mínimo, 75 milhões de pessoas ao redor do mundo precisarão mudar suas posições e adquirir novas habilidades até 2030. Existe um temor de que os robôs ocuparão todos os empregos, não havendo atividades necessárias para as pessoas. Contudo, os resultados demonstram de maneira convincente que isso não é verdade.  A mão-de-obra humana ainda será fundamental para solucionar problemas complexos e direcionar as máquinas aos seus objetivos.

 
A tendência para o futuro é que as pessoas dediquem muito mais tempo em atividades nas quais as tecnologias ainda não conseguem nos superar, como atividades que envolvem gerenciamento de pessoas, comunicação, negociação, pensamento crítico e criatividade. Os profissionais passarão menos tempo em atividades operacionais, coletando e processando dados e mais tempo em funções estratégicas.

 

A organização 80,000 hours** apresentou uma pesquisa sobre as habilidades que serão mais valorizadas no mercado de trabalho e as dez consideradas mais importantes foram:

  1. Julgamento e tomada de decisão
  2. Pensamento crítico
  3. Gerenciamento de tempo
  4. Monitoramento de desempenho
  5. Resolução de problemas complexos
  6. Gestão de pessoas
  7. Aprendizado ativo
  8. Escuta ativa
  9. Comunicação verbal
  10. Perceptividade social

 

A Indústria 4.0 permitirá aumento na geração e qualidade das informações nas empresas, mas interpretá-las e tomar decisões acertadas ainda serão funções que dependerão das nossas habilidades.

E você, têm se desenvolvido nas 10 habilidades do futuro?

 

*Fonte:https://www.mckinsey.com
**Fonte: https://80000hours.org/articles/skills-most-employable/
Compartilhe
Deixe seu comentário