Já parou pra pensar em como ler livros sobre liderança pode contribuir para a sua performance como líder?

Liderar é uma tarefa desafiadora e a liderança é uma das habilidades que pode garantir o seu destaque como profissional. Por isso, assumir um cargo como esse requer dedicação.

Além disso, se manter atualizado é essencial para liderar uma equipe. Não só para saber guiar o barco para o destino, mas também para lapidar as suas capacidades como navegador.

Então, para estar em constante evolução, agregando valor para si mesmo e a sua equipe, a leitura se torna fundamental. Afinal, aprender com a própria experiência é ótimo, mas aprender com a experiência do outro e saber aquilo que funciona ou não, é se colocar um passo à frente.

Por isso, confira 10 livros sobre liderança para te ajudar a aumentar seus resultados e desenvolver times de alto desempenho.

1) Um novo jeito de trabalhar - Laszlo Bock

Um-novo-jeito-de-trabalhar-Laszlo-Bock-2

O Google é conhecido por seus escritórios que parecem parques de diversão, horários flexíveis e uma cultura descontraída. Então, como vice-presidente de Operações de Equipes da empresa, Laszlo Bock revelou os detalhes sobre como encontrar e contratar talentos, administrar uma equipe criativa e motivada, além de garantir um constante desenvolvimento dos funcionários. Um novo jeito de trabalhar foi eleito um dos melhores livros de negócios pela The Economist, pela Forbes e pelo Business Insider. Além disso, se tornou um dos livros sobre liderança que qualquer líder deve ler um dia.

2) Liderança - A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso

Lideran%C3%A7a-Daniel-Goleman-209x300.jp

Este livro de Daniel Goleman, autor de Inteligência Emocional, reúne seus melhores textos produzidos para a Harvard Business Review e outras publicações de negócios. Dessa forma, Liderança reflete a evolução dos estudos e reflexões do autor a respeito das pesquisas sobre a dinâmica dos relacionamentos e o real impacto da inteligência emocional no resultado financeiro de uma empresa. Então, para quem busca livros sobre liderança, a obra se apresenta como uma das leituras essenciais para líderes focados em inovação e excelência na gestão.

3) O Efeito Gatilho - Marshall Goldsmith

O-efeito-gatilho-Marshall-Golsdmith-209x

Para quem busca atingir grandes resultados como líder, O Efeito Gatilho oferece um plano de mudança com histórias inspiradoras. Marshall Goldsmith examina os gatilhos psicológicos e ambientais que distanciam as pessoas de atingirem todo o seu potencial. Assim, o autor apresenta lições de alguns dos executivos mais bem sucedidos do mundo dos negócios.

4) A Essência do Líder - Warren Bennis

A-Ess%C3%AAncia-do-L%C3%ADder-Warren-Ben

Muito se fala sobre "ser um bom líder", mas o que é realmente desempenhar uma boa liderança? Warren Bennis afirma que líderes não nascem líderes, eles são feitos. Por isso, entrevistou vários gestores de destaque em suas áreas para buscar uma resposta sobre o que forma um bom líder. A Essência do Líder oferece um verdadeiro guia com insights que definem as qualidades necessárias para uma boa liderança.

5) Ágeis e Inovadoras - Adam Bryant

%C3%81geis-e-inovadoras-Adam-Bryant-199x

Para quem busca livros sobre liderança com uma linguagem simples, direta e agradável, Ágeis e Inovadoras pode ser a opção ideal. O autor reúne experiências, vivências e conhecimentos de líderes responsáveis por empresas de diferentes portes e setores. Dessa forma, o objetivo é oferecer insights e segredos sobre como liderar a sua equipe de forma eficiente.

6) Os 5 desafios das equipes - Patrick Lencioni

Os-5-desafios-das-equipes-Patrick-Lencio

Com um destaque para o storytelling, Patrick Lencioni explica como algumas equipes dão certo e outras não. Os 5 desafios das equipes é uma fábula envolvente e realista com instruções claras sobre como superar os obstáculos do trabalho em grupo. O autor ainda inclui um rápido questionário para avaliar sua própria equipe e identificar o melhor caminho para alcançar grandes resultados.

7) O Que Precisamos Saber Sobre Liderança? - James M. Kouzes e Barry Z. Posner

O-Que-Precisamos-Saber-Sobre-Lideran%C3%

Existem lições sobre liderança que eram válidas há 30 anos, continuam válidas hoje e, daqui muitos anos, vão continuar relevantes para bons líderes. Por isso, O Que Precisamos Saber Sobre Liderança? reúne esses princípios fundamentais que dão suporte às práticas da liderança. Assim, os autores apresentam orientações para ajudar os líderes a pensarem, decidirem e agirem de modo mais eficaz.

8) Preciso Saber Se Estou Indo Bem! - Richard L. Williams

Preciso-Saber-Se-Estou-Indo-Bem-Richard-

Um dos fatores mais importantes de uma boa liderança é o feedback, a avaliação sobre o desempenho da sua equipe. Assim, as pessoas conseguem saber se estão no caminho certo e quais são os pontos de melhora dali para frente. Preciso Saber Se Estou Indo Bem! é uma história simples, baseada em pessoas reais e repleta de estratégias de fácil implementação. Os autores apresentam os quatro tipos de feedback – positivo, corretivo, ofensivo e insignificante –, ensinando, assim, quando usar os dois primeiros e como evitar os outros.

9) Comece pelo porquê - Simon Sinek

Comece-pelo-porqu%C3%AA-Simon-Sinek-209x

Qual o diferencial de uma pessoa admirada pelas demais? O que faz com que algumas organizações sejam mais lucrativas e fidelizem o seu público melhor do que outras? Simon Sinek acredita que o fator decisivo é o propósito. Definir o porquê é uma forma de garantir que seu trabalho vai inspirar verdadeiramente e atingir as pessoas certas. Comece pelo porquê explica como grandes líderes pensam, agem e se comunicam para garantir uma liderança bem sucedida.

10) As 4 Disciplinas da Execução - Sean Covey, Chris McChesney, Jim Huling e Bill Moraes

As-4-Disciplinas-da-Execu%C3%A7%C3%A3o-S

Não existe liderança sem execução. Bons líderes precisam mostrar resultado, tanto individualmente quanto com a sua equipe. Por isso, para fechar a lista de livros sobre liderança, As 4 Disciplinas da Execução apresenta uma fórmula para te ajudar a priorizar e executar suas tarefas em meio às grandes quantidades de demandas urgentes do dia a dia. Assim, para ser um líder que gera grandes resultados, os autores apresentam um conjunto de práticas comprovadas para fazer uma equipe prosperar.

Liderar uma equipe é um processo de aprendizado constante. Por isso, é essencial estar sempre se comunicando com a sua equipe. Assim, você conseguirá saber quais processos estão ou não funcionando e o que as outras pessoas estão achando do seu desempenho como líder.

Ao pensar em liderança, é importante garantir o alinhamento de expectativas, flexibilidade e comunicação. Além disso, ao pensar em práticas e processos estratégicos, nunca se esqueça que: ser um líder é, antes de tudo, trabalhar com pessoas.

Fonte: https://escolaconquer.com.br/10-livros-sobre-lideranca-que-todo-lider-deve-ler/

Compartilhe
Deixe seu comentário